terça-feira, 25 de outubro de 2016

Com presença de Paixão Côrtes é aberta Exposição 50 anos do MTG – Tradição e Legado


O Memorial do Rio Grande do Sul, na Praça da Alfândega, em Porto Alegre, é palco até o dia 30 de outubro da exposição "50 ano do MTG - Tradição e Legado". O evento é uma realização do Movimento Tradicionalista Gaúcho, presidido por Nairo Callegaro, com curadoria de Lara Lindenmeyer, Wanessa Welter, Vera Rejane Freitas Fernandes e Vilma Conceição Paese. A solenidade de abertura, no dia 18, contou com a presença de Paixão Côrtes, muito admirado pelos tradicionalistas pela sua história e contribuição para a preservação da cultura gaúcha. Em seu pronunciamento, Paixão Côrtes falou sobre tradição e cultura. O presidente do MTG, Nairo Callegaro, em seu pronunciamento falou sobre a importância social e cultural do Movimento, sobre a importância de se manter a simplicidade no cultivo das tradições e agradeceu pela oportunidade de realizar no Memorial uma exposição que apresentará a história da instituição para a sociedade.
A solenidade contou com a presença do Secretário Estadual de Cultura, Vitor Hugo, e do presidente do Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore, Vinicius Brum.
A exposição prossegue até o dia 30 de outubro. Duas outras atrações acontecerão ao longo dos próximos dias. Uma delas é, no dia 26 de outubro, o painel “50 Anos do MTG”, às 19 horas, abordando História, legado e o futuro do Movimento Tradicionalista Gaúcho. Para o dia 27 de outubro está agendado painel com o escritor Alcy Cheiche, às 19h, quando falará sobre Obras literárias - a importância da cultura regional para identidade do Gaúcho.


Fotos: TV Tradição e Vera Lucia Otton


Sandra Veroneze
Assessoria de Imprensa MTG



Nenhum comentário: